Coro da UCP Lisboa grava 1º fado português em Língua Gestual Portuguesa

Dulce FilipeDulce Filipe
Dezembro 5, 2012
COMENTÁRIOS

O Coro UCP Lisboa, no âmbito do projeto Cantar com as Mãos, irá proceder às gravações do primeiro Fado português traduzido em Língua Gestual Portuguesa, no próximo dia 10 de dezembro no Museu do Fado.

O Coro de Surdos da Universidade Católica Portuguesa associa-se agora ao Fado de Amália Rodrigues, «Com que Voz», Património Imaterial da Humanidade.

“É importante que as pessoas entendam que estes alunos podem ser também integrados nesta dimensão, que podem cantar, tal como os ouvintes, só que cantam com as mãos, não com a voz” Ana Mineiro (Coordenadora da Licenciatura em LGP)

“É fácil não é difícil. O maestro tem um código connosco e nós acompanhamos o código dele. É um código visual e é muito fácil e também as pessoas surdas têm uma noção de ritmo, têm uma noção de melodia e então é só incorporar isso” Carlos Martins (solista)

“De facto a língua gestual é riquíssima, em termos artísticos e penso que se enquadra perfeitamente com a música e penso que o resultado final foi muito feliz” Rita Fernandes Ferreira (Directora Executiva do Coro UCP Lisboa)

Biografia Coro da Universidade Católica Portuguesa
O Coro da Universidade Católica Portuguesa (Sede) foi fundado em 1979, pelo então capelão Pe. João Seabra, tendo posteriormente sido dirigido pelos maestros Domingos Duarte Lima, João Valeriano, Jorge Alves e pela maestrina Margarida Simas. Desde Dezembro de 2008, com uma renovada missão e estratégia, encontra-se sob a Direcção Artística do Maestro Sérgio Peixoto, licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e membro do Sete lágrimas consort, Tetvocal e coro Gulbenkian.

O Coro é actualmente constituído por cerca de 35 actuais e antigos alunos, funcionários e docentes, de nove nacionalidades distintas, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, e o seu repertório abrange diversos estilos de música, desde clássica à música tradicional e ligeira, incluindo espirituais negros, jazz, blues, habaneras. Alguns elementos do Coro foram, em 2009, seleccionados para fazer parte da recém-criada World University Orchestra & Choir.

Desde a sua fundação, o Coro tem realizado vários concertos e actuações no país e no estrangeiro, com a participação de solistas convidados e com o acompanhamento de Piano e Orquestra, dos quais destacamos: actuações nas cerimónias oficiais e eventos internos da UCP (entregas de diplomas, celebração do Dia da UCP – por vezes, em directo na TVI e Ecclesia, Missas de Natal e Páscoa, convívio de Natal, acolhimento de Erasmus, Concerto de Primavera no Jardim), concertos de Natal em igrejas e em eventos empresariais (Central de Cervejas, Fórum Estudante, Metropolitano de Lisboa, Marriott Hotel, etc), organização de Ateliers de Canto Coral, com a participação de vários coros, actuação no âmbito do programa de Animação de Natal (1998 e 1999), participação em Encontros de Coros Universitários e no Festival de Coros do Algarve em Lagoa e Lagos (1997 e 2009), intercâmbio coral com o Coro Camerata ad Libitum da Galiza, gravação de algumas músicas no CD Região de Lisboa, pertencente à colectânea de Cds de “Os Melhores Coros Amadores da Região” e do spot publicitário (em concurso) do logotipo do Campeonato Europeu de Futebol (2012).

O ano lectivo de 2010/2011 contou com mais de 16 actuações entre as quais se destacam a participação no Encontro de Coros no Centro Cultural de Cascais, o Concerto de Natal na UCP, a gravação de uma reportagem para o programa da RTP2, Sociedade Civil «Integrar pela Arte» e as actuações no I Festival de Coros Universitários organizado pelo Coro da Universidade Técnica de Lisboa. Foi neste mesmo ano lectivo que o Coro da Universidade Católica começou a integrar alunos surdos da Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa (LGP) do Instituto de Ciências da Saúde, iniciando-se assim o projecto «Cantar com as Mãos» tendo já sido realizadas várias actuações em que o coro integrou elementos ouvintes e não ouvintes, várias delas alvo de exposição mediática, quer em imprensa, rádio e televisão. Até a data, o reportório do projecto «Cantar com as Mãos» inclui as peças «Imagine» de John Lenon e «Eu sei» de Sara Tavares. Mais do que um factor diferenciador e inclusivo, o projecto «Cantar com as mãos» visa demonstrar que a surdez não é um impedimento no universo da música, muito menos no universo da arte.

Para o ano lectivo de 2011/2012, destacamos algumas das futuras actuações do Coro: a actuação no 20º aniversário da Livraria UCP (Setembro), a actuação no Green Festival 2011 no Centro de Congressos do Estoril (Outubro), a actuação no Lançamento do novo dicionário técnico de Língua Gestual Portuguesa na Fundação Portuguesa das Comunicações (Outubro). Em 2012, destacamos o concerto de Reis com o coro e Sexteto de Metais da Academia e o concerto comemorativo do 30º aniversário do coro, previsto para a primavera, para o qual serão convidados para cantar os cerca de 250 antigos coralistas que integraram o coro desde a sua Fundação, em 1979.

Fonte: UCP

Comentários